Subscribe:

Ads 468x60px

-

5 de dezembro de 2012

Especial: 30 Anos de "Thriller" (Parte 3)



Lançado em 2008 "Thriller 25" fez sucesso, mas não foi nada comparado ao seu "pai".

Salve, salve meus leitores favoritos! Por motivos interessantíssimos que nada dizem respeito às atividades do blog, não pude postar a terceira parte da série especial sobre os 30 anos do álbum “Thriller” pra vocês na data prometida (30 de novembro, data exata em que a produção completou três décadas de lançamento). Foi muito bom pra mim esse final de sema e eu espero profundamente que tenha sido excelente pra vocês. Melhor que o meu, até. Mas não estou aqui pra falar sobre isso. O nosso foco é música! E tendo isso em vista vamos tirar o atraso da semana? Clica aí e veja o último post da nossa série junto com um índice fácil, caso você não tenha visto os outros.

 Não viu os outros? Sem problemas!




Parte 3 – O Filho Pródigo: "Thriller 25"

No último post nós vimos que Michael Jackson havia pegado de vez a manha de fazer dos seus clipes verdadeiras produções cinematográficas e de forte apelo popular, fator esse que impulsionou as vendagens de seu disco. Hoje veremos que mesmo depois de 25 anos do lançamento desta obra, “Thriller” ainda se mostrou muito rentável em uma edição especial do aniversário em questão.

“Thriller 25” contou com todas as músicas que fizeram sucesso no LP de Michael, mas só isso não o colocaria de novo como um dos mais vendidos de todos os tempos. Logo entraram em cena nomes como Fergie e Will.I.Am, do, na época, estrondoso The Black Eyed Peas, Kanye West – que também vivia um momento especial na carreira – e Akon, além de outros nomes da música para dar uma cara mais atual ao álbum do Rei do Pop. Foi datado do meio de 2007 e lançado em meados de 2008 sendo aclamado pela crítica, que via no álbum uma nova chance de alçar o nome de Michael Jackson novamente ao mundo das estrelas, uma vez que o Rei já estava naufragado em polêmicas, dívidas e remédios para dormir.

“Thriller 25” também se mostrou um prato cheio para os fãs do maior cantor pop solo que a humanidade já viu. As edições especiais contaram com um livreto repleto de fotografias nunca antes publicadas sobre alguns elementos do processo produtivo do álbum-mãe de todos os sucessos comerciais do mundo. Além disso, um DVD com todos os clipes do disco em uma versão remasterizada também agregava valor ao produto. Mas talvez a grande atração dos bônus de “Thriller 25” seja a apresentação completa que Michael Jackson fez no show que comemorou os 25 anos da gravadora Motown. Ela juntou todos os seus pupilos num palco e Michael tomou a cena, fazendo uma das melhores – senão a melhor – apresentação de sua carreira.

Com tudo isso a edição de 25 anos de Thriller vendeu mais que o esperado. Atualmente estima-se que foram vendidas entre 5 e 7 milhões de cópias em todo o planeta. Novamente uma prova de que, mesmo com tanta gente já possuindo seu (ou seus) exemplares de “Thriller”, a procura ainda é como se o disco houvesse sido lançado há uma semana.

O álbum mais vendido de todos os tempos deixou profundas marcas na história da música mundial. O seu legado é inquestionável e até hoje se faz presente. Artistas buscam cada vez mais por orçamentos mais astronômicos na composição dos seus clipes, trazendo diretores, roteiristas e produtores renomados de Hollywood para assumirem seus clipes. Assim bem como adaptar o seu som ao que mais está vendendo no momento são frutos desta produção. Produtores musicais quebram a cabeça para achar a fórmula do hit certo e encaixar em várias faixas de um mesmo álbum para, quem sabe, repetir o que o lendário Quincy Jones fez. Todos querem saber qual é o segredo do sucesso de “Thriller”, mas o fato é que dificilmente algum artista alcançará marcas tão sólidas quanto a do referido álbum nos nossos três últimos posts. Afinal Rei que é rei nunca perde a majestade, ou melhor: os milhões de discos vendidos.

Gostaram da nossa série? Acharam uma porcaria? Mais ou menos? Excelente? Genial? Escreva-nos usando os comentários logo abaixo! Você também pode interagir conosco usando o Facebook, o Twitter e o nosso e-mail curta.musica@gmail.com, além da possibilidade de assinar nossos feeds gratuitamente com apenas um clique! Facilitamos ao máximo nosso contato com vocês. Gostamos dos seus feedbacks e adoramos debater ideias com vocês. Até uma próxima, com série especial ou não.

Musiquem-se!

0 comentários:

Postar um comentário