Subscribe:

Ads 468x60px

-

14 de novembro de 2012

Balanço: EMA 2012



Taylor Swift e Justin Bieber dominaram a premiação do último dia 11.

Galera fofa! Sei que tenho deixado vocês sem tanta música assim. Peço desculpas desde já pela minha infindável hibernação. Mas como desculpas não enchem posts, hoje eu estou aqui para me redimir com vossas senhorias. Vamos falar um pouco sobre o que rolou na edição de 2012 do Europe Music Award, realizada em Frankfurt, próspera cidade da Alemanha. O evento rolou dia 11 com várias celebridades vestidas elegantemente (ou não) e sedentas por prêmios. Assisti uma parte satisfatória da premiação, mas é sempre bom dar outra conferida para tirar segundas opiniões.

Deu pra ver que o EMA se configura como uma das maiores premiações de música da atualidade. Boa parte dos indicados tem currículo de sobra para concorrer às mais variadas categorias – nesse ano foram 16. Categorias em que as escolhas são dificílimas. Muita gente boa junta onde apenas um pode ganhar. Chamou-me bastante a atenção a categoria “Melhor Artista Alternativo”, onde Jack White, Arctic Monkeys, Florence + The Machine, The Black Keys  e Lana Del Rey concorreram a um único prêmio. Como só haveria um vencedor, quatro dos cinco maiores artistas da atualidade “rodariam” enquanto um comemoraria. E quem comemorou foi Lana.

Também gosto da categoria “Performance Mundial”, onde indicados de cada continente buscam o prêmio, numa espécie de “Copa do Mundo de Artistas”. Mais uma vez os asiáticos levaram a melhor e pela segunda vez seguida. Talvez pelo motivo óbvio de se concentrar na Ásia quase metade da população mundial. Quem ganhou dessa vez foi o artista pop solo Han Geng. Os 20 prêmios que o chinês ganhou até agora na carreira associados com a grande popularidade em um país altamente populoso colocaram mais uma estrela na obra de Han, que desbancou Restart (representante da América Latina), Rihanna (ícone da América do Norte), o russo Dima Bilan (escolhido da Europa), além do marroquino Ahmed Soultan (indicado da África, Índia e Oriente Médio).


Quanto aos vencedores, a dupla de jovens estrelas Justin Bieber e Taylor Swift se deu bem, levando três troféus cada para casa. A estreante em EMA’s ganhou um de “Melhor Look”, então não conta tanto para a parte musical. Fora esse Taylor teve que arranjar mais espaço na estante da sala para acomodar os prêmios de “Melhor Artista Feminino” e “Melhor Performance Ao Vivo”. Bieber além de ganhar o prêmio de “Melhor Artista Masculino” e “Melhor World Stage”, levou também o de “Melhor Artista Pop”, desbancando a própria senhorita Swift nas duas últimas categorias citadas. Taylor, aliás, foi uma das líderes de indicações, com cinco. Apenas Rihanna teve mais indicações (6), mas não subiu no palco do Festhalle para receber prêmios. Novamente o líder de indicações não ganha nada nas premiações da emissora.

Por falar em perder, Katy Perry concorreu em 4. Lady Gaga esteve presente em três nomeações, mas ambas perderam em tudo que disputaram. David Guetta concorreu na categoria de “Música Eletrônica”. Ganhou inevitavelmente, ainda que muita gente pense que ele é mais um artista Pop que um DJ de destaque. O prêmio principal – “Melhor Videoclipe” – ficou com a febre coreana Psy e seu "Gangnam Style".


Falando em Psy, o rapper fez um dos shows mais comentados do evento (vídeo acima). Taylor Swift também fez bonito vestida de mágica e divulgando a sua música já mais que divulgada “We Are Never Ever Getting Back Together”. Tal qual Psy, a cantora country precisa lançar um novo single na mídia, uma vez que o álbum da moça, o Red, está sendo muito bem cotado pela imprensa internacional. Além deles, destaque para a volta do conjunto No Doubt, capitaneado pela sempre jovem Gwen Stefani. Outro grande momento da festa foi o prêmio póstumo de “Ícone Global” a Whitney Houston, uma das grandes lendas da música que morreu em fevereiro desse ano.

Os outros shows ficaram por conta de Pitbull, Muse e The Killers, onde os artistas divulgaram seus novos trabalhos. Carly Rae Jepsen também se apresentou com o hino das cheerleaders: “Call Me Maybe”. Fun e Alicia Keys também deram o ar da graça, além da novata – pelo menos para mim que nunca tinha ouvido uma música sequer dela – Rita Ora. Achei todas as apresentações muito boas. Grandes cenários e grandes efeitos deram o brilho necessário ao pleno funcionamento da cerimônia.

Enquanto cada vez mais vou acompanhando as premiações musicais, vou passando tudo que eu vejo pra vocês. E aí? Viram o EMA também? Gostaram? Não gostaram? Comentem logo aqui embaixo! Podem dar uma conferida na nossa fan page também, ou nos acompanhar pelo Twitter. O Curta Música ainda te dá mais uma opção para você que gosta da gente. Assine a nossa página e receba todas as atualizações do blog em um único clique. É só usar o ícone laranja lá no topo da nossa página. Deixem suas impressões por aqui! Até uma próxima!

Musiquem-se!

0 comentários:

Postar um comentário