Subscribe:

Ads 468x60px

-

17 de julho de 2012

Rock in Rio - Você Viu? (Parte 2)




Minha galera! Voltamos a falar de Rock in Rio Madrid. A primeira parte falou sobre os dois primeiros dias do evento: 30 de junho e 5 de julho. Hoje falaremos dos melhores dias do festival: o dia 6 de julho, com David Guetta e Pitbull como atrações principais e a despedida no dia 7 de julho, com Red Hot Chilli Peppers e Incubus na preferência incontestável do público. Vamos ver como foi?



 
Dia 3: 6 de julho

O carismático DJ Wally Lopez abriu mais um dia que prometia ser de pura música eletrônica. Dono de uma carreira promissora, o DJ nascido em Madri é o único DJ espanhol incluído no top 100 da conceituada revista especializada no gênero, a DJ Magazine. Atualmente luta para ingressar na seleção pelo segundo ano consecutivo.

Logo em seguida o veterano DJ Pete Tong subiu ao palco para manter, ou superar o nível da apresentação anterior. Perto de fazer 52 anos no próximo dia 31 de julho o inglês se valeu de sua vasta experiência nas pistas para superar o nível da apresentação do colega de pick-up. Atualmente o DJ trabalha na BBC Radio 1, mas já teve passagens por Ibiza, considerada a Meca da Música Eletrônica.

Outra troca de DJs aconteceu no Palco Mundo. As duas zonas musicais estavam tocando música eletrônica, assim como ocorreu no primeiro dia. Saia Pete Tong e entrava Martin Solvieg. O francês, que também possui um programa de rádio, fez uma apresentação animadíssima com uma estrutura que pouco oferecia problemas técnicos a quem se apresentava. Era nítida a empolgação do DJ no palco. Mas a verdade é que os três DJs foram apenas um “esquenta” para as duas melhores apresentações da noite.


David Guetta dominou o terceiro dia. O DJ francês tomou com naturalidade o posto de atração principal do dia e não deixou a desejar. Com o alto nível nas apresentações que o público brasileiro já conferiu por aqui, principalmente na sua atuação no réveillon em Copacabana, Guetta colocou em sua setlist vários dos seus sucessos emplacados ano após ano nas pistas do mundo todo. Definitivamente a melhor da noite.

Após a excelente apresentação de Guetta, chegou a vez de Eric Morillo assumir as pickups do evento. O DJ e produtor que tem como maior sucesso a música “I Like To Move It” (eu me remexo muito, eu me remexo muito... remexo... MUITO! Tá bom. Parei ^^) fez a alegria dos presentes no Palco Mundo da Arganda Del Rey, que estava notoriamente mais interessante que o palco eletrônico propriamente dito. Ainda mais pela atuação que viria a seguir...


Pitbull entrou no Palco Mundo por volta das 3:20 da manhã, horário da Espanha. Mas o público não queria saber de dormir ou de se preparar para o último dia. Dançou, cantou junto e pulou ao som dos sucessos do rapper, que vez por outra (sempre) faz parcerias com grandes ícones da música eletrônica contemporânea. Segundo destaque da noite, tanto pelo nome internacional quanto pela performance cheia de energia com o público já ameaçando sentir os efeitos da maratona de música eletrônica em quase todas as suas sub-vertentes. Mas a atuação do músico dividiu as opiniões na Cidade do Rock, pois se esperava bem mais dele. Uns gostaram, outros nem tanto. Fico apenas com a opinião de que poderia ter sido melhor.


Para fechar o dia o produtor e DJ holandês Nick van de Wall, mais conhecido na cena eletrônica como Afrojack se apresentou, com o dia já nascendo na cidade madrilenha. Fez o melhor, ainda que o horário (4:30 da manhã em Madri) não ajudasse muito. O Palco Mundo presenciou com esta line-up a melhor noite eletrônica do Rock in Rio Madrid. O DJ colocou pra tocar o melhor da Electro House para os que se negavam ao cansaço que insistia em chegar. Talvez por conta da apresentação anterior, o show do DJ foi muito elogiado por quem assistiu.



Dia 4: 7 de julho

Como diz um dos jargões mais certos da humanidade: o melhor sempre fica por último. A tarde/noite de despedida do Rock in Rio foi excelente. A banda Gogol Bordello iniciou os trabalhos com um show acima da média. O desempenho irreverente e caricato do vocalista da banda e ator ucraniano Eugene Hütz levantou a galera presente no Palco Mundo. Um show excelente que tinha tudo para ser o melhor do dia...


Tinha, pois os americanos da banda Incubus mostraram a que vieram logo quando pisaram no palco da Arganda Del Rey. E a banda não poupou sucessos. Músicas como “Megalomaniac”, “Adolescents” (música do novo trabalho), “Drive”, “Talk Show on Mute” e “Are You In” fizeram parte da setlist, tocada com muito capricho pelo vocalista Brandon Boyd e seus músicos. Tudo isso acompanhado com a bela noite da capital espanhola. Para os fãs da banda, mais uma apresentação de alto nível. Entraram com tudo, realmente. Para quem nunca tinha ouvido aí estava uma boa oportunidade de escutar. Mas para quem não gosta, havia a sensação de que o melhor ainda estaria por vir. E realmente estava...


Quando Red Hot Chili Peppers subiu no Palco Mundo, o público tinha a expectativa de que a banda faria um show melhor do que os de seus antecessores. De preferência, que as duas atrações somadas não chegassem a 90% do que seria apresentado por Anthony Kiedis e sua banda. Expectativa cumprida. Um show ótimo com a marca RHCP. A banda entrou no palco com uma seleção dos seus melhores hits nos mais de 25 anos de carreira da banda. “By the Way”, “Under The Bridge”, “Suck My Kiss” e “Give It Away”, além de músicas do seu novo trabalho fizeram do show dos californianos o melhor dentre os quatro dias de evento. Dizem que outras apresentações da turnê foram melhores que a do Rock in Rio e que faltaram algumas coisas. Porém mesmo com estes pequenos pormenores, na pior das hipóteses chegou muito perto da apresentação anterior.


A bela apresentação do Red Hot deu lugar ao show de encerramento promovido pelo DJ canadense Deadmau5 (ou Dead Mouse, para ficar mais simples). As produções eletrônicas do homem que usa uma máscara em formato de cabeça de rato vermelha em suas apresentações encerraram os trabalhos em Madri. Ao som de muita música eletrônica o festival se despediu de Madri e deixou o aperitivo para quando a série de shows voltará para sua casa.

O Rio de Janeiro voltará a receber o Rock in Rio em 2013 juntamente com a novidade: Buenos Aires também terá shows. Porém a Cidade Maravilhosa (e do rock também) terá todos os holofotes virados para si. E o Curta Música, tomara, estará lá para cobrir tudo e mostrar para vocês. Abraços!

Musiquem-se!

0 comentários:

Postar um comentário