Subscribe:

Ads 468x60px

-

18 de julho de 2012

MP7 – 7 Músicas para... Curtir animações


Leitores queridos! Como vão vocês? Espero que bem. O MP7 de hoje vai falar sobre um dos talentos que eu acho mais sublimes no ser humano, fora, obviamente, a música: o dom de representar em desenhos diversas situações. Na playlist de hoje o Curta Música vai falar sobre clipes com animação para diversas canções. Desenhos feitos a mão, efeitos de computador, desenho 3D... Tanto faz. O importante é ter desenho e a música ser relevante (ou não). Vamos às músicas?



Música 1: Gorillaz – Clint Eastwood


Como falar de música e animações gráficas sem falar de Gorillaz? Os integrantes 2D, Noodle, Murdoc Niccals e Russel Hobbs são, na verdade, “marionetes” desenhadas pelo designer inglês Jamie Hewlett (que também foi responsável pelo projeto gráfico da HQ “Tank Girl”, cuja história virou filme posteriormente) para um projeto musical de Damon Albarn, frontman do também conjunto inglês Blur. Damon contou com a colaboração de diversos músicos ao longo da jornada do Gorillaz, como Mike Smith, Paul Simonson e Mick Jones. Mas o fato é que quando se fala de banda virtual, Gorillaz é o primeiro nome que chega à mente.

A prova deste sucesso todo foi o ingresso da banda no Guiness World Records como a banda virtual que mais vendeu álbuns no mundo. Em 2006 (ano de maior sucesso da banda e ano em que nasceu a banda virtual “concorrente” The Glammers) Hewlett ganhou o prêmio de “Designer do Ano” do Design Museum pelo projeto gráfico da banda, e o de “Compositor do Ano” em parceria com Albarn. Fora as 6 indicações e um Grammy para a banda na categoria “Melhor Colaboração Pop”. Foi a banda perfeita para começar a nossa playlist.

Música 2: Britney Spears – Break The Ice


Em seguida falaremos de Britney Spears. Tá. Vamos dizer que eu (deteste!) não aprecie muito o gênero musical da Princesinha do Pop, mas essa música é diferente das demais. Talvez tenha gostado mais dela por causa do clipe de animação (de muito bom gosto, diga-se de passagem). Talvez pela pegada da música diferente de tudo que ela já tenha feito... Mas achei que merecia um lugarzinho no MP7 de hoje.

Essa é uma das únicas músicas em que os (gemidos) vocalizes da Britney realmente são necessários e encaixam na melodia, que foi muito bem trabalhada com elementos de hip-hop atrelados ao “old school” da Pop Music (ou pelo fato de Britney não ter participado do processo de criação da música, não sei ^^). De fato isso tudo tem argumento, já que, segundo a crítica, esta música foi a “cereja do bolo” do aclamado álbum Blackout. O estilo da escola coreana de animes também me agrada muito. O enredo tem tanta valia quanto o desenho, que mostra a cantora como uma heroína cumprindo suas missões ao longo do videoclipe, numa espécie de homenagem ao clipe “Toxic”. As batidas da música são marcadas com ações mais destacadas, assim como o Gorillaz faz em seus clipes. Mereceu o segundo posto de hoje.

Música 3: Daft Punk – Aerodynamic


Ainda seguindo a linha de trabalhos aclamados pela crítica tanto pelos desenhos quanto pela melodia, temos Daft Punk (que já merecia aparecer por aqui). Aerodynamic faz parte do álbum “Discovery”, que serviu de trilha sonora para a animação japonesa Interestela 5555: The 5tory of the 5ecret 5tar 5ystem. Falarei mais detalhadamente sobre esta obra em oportunidades futuras. Mas a diferença gritante de estética entre o álbum anterior “Homework” e “Discovery” deu um susto em fãs e críticos de música. Mas um susto bom, já que as resenhas da época apontavam um salto exponencial da já reconhecida qualidade da dupla de produtores musicais.

A música é conhecida pelo seu ótimo solo de guitarra e pela grande variedade de ritmo dentro da mesma canção. Assim como outras canções do álbum, “Aerodynamic” também teve samples (trechos musicais) utilizados em outras músicas. Mas o maior exemplo deste feito é o da música “Harder, Better, Faster, Stronger” na canção “Stronger” do rapper Kanye West. Mas só pode uma música deles por aqui. Então escutem esta ótima canção como a terceira de hoje.

Música 4: Queens Of The Stone Age – Go With The Flow


Vamos fugir um pouco das animações convencionais. O clipe da quarta música deste MP7 utiliza-se de um efeito muito interessante para os efeitos visuais em vídeos: chama-se rotoscopia. Este efeito consiste em usar como referência a filmagem de um modelo vivo, aproveita-se então cada frame filmado para desenhar o movimento do que se deseja animar. Ou seja, “cobrir” os clipes gravados com pessoas e objetos reais com uma “camada” de desenho. Este efeito não é novo. Já havia sido usado com perfeição no clipe “Take On Me”, do grupo A-ha. Mas a inovação em relação à banda norueguesa foi o uso de (muitas) cores na composição do clipe. E parece que fazer bons clipes é uma marca da banda americana.

Certamente todo mundo já escutou os riffs da guitarra de Josh Homme, onde a banda dirige uma picape por uma auto-estrada num cenário desértico com tons avermelhados. A canção que fala sobre o fim de um relacionamento combina muito com a adrenalina que o clipe passa. A obra tem riquíssimos e minuciosos efeitos visuais, principalmente após o choque entre as caminhonetes no clipe, que é bem mais simbólico que um simples acidente. De qualquer forma é uma obra de arte em movimento. Queria muito saber quem foi o(s) responsável(eis) pelos efeitos visuais do clipe, mas até o fechamento desta edição (Jornal Nacional feelings kkkkk’) não encontrei. Quem souber, deixe nos comentários para que eu possa dar os devidos créditos.

Música 5: Gram – Você Pode Ir na Janela


Simplesinha, depressivinha, mas com um enredo muito bem elaborado. A animação preta e branca do clipe da banda paulista Gram embalou muitas fossas de várias pessoas na segunda metade da década de 2000. A história do gatinho é comovente. Os animadores conseguiram colocar elementos como surpresa, tristeza, raiva, frustração e momentânea felicidade dentro do videoclipe. O mais interessante é que estes sentimentos passam para os espectadores. O maior canal para isso acontecer é justamente o conjunto letra/melodia de Sérgio Filho, Luiz Ribalta, Marco Loschiavo, Marcello Pagotto e Fernando Falvo. O rock alternativo tem grande facilidade para expressar sentimentos através de suas letras. E isso parece ser uma especialidade das bandas brasileiras, como veremos na próxima canção.

Música 6: Ludov – Princesa


Também enquadrada no cenário do rock alternativo, com tendências ao indie pop e vocais femininos, a banda Ludov (uma espécie de Pato Fu paulista) possui uma lista razoável de clipes, mas os que dão pra contar nos dedos são de excelente qualidade. Destaque para uma produção de animação dirigida por Ricardo Filomeno. Esta faixa foi tirada do EP “Dois a Rodar” (2004), uma espécie de apresentação do trabalho da banda de Vanessa Kronghold, Habacuque Lima, Paulo Rocha (o Chapolin) e Mauro Motoki. É uma banda excelente pra quem gosta de baladinhas e algo meio vintage, com pandeirinhos e belos elementos vocais. Não tem a produção musical, nem os elementos experimentais presentes na banda com quem é comparada frequentemente, mas o  som é de ótima qualidade.

Já a animação do clipe é, de longe, a mais simples de todas as músicas que apareceram por aqui. Cenários pouco trabalhados, assim bem como a expressão facial das personagens. O clipe narra a história de amor que quebra a rotina de uma mulher num ambiente futurista e brasileiro, com arquitetura, design dos carros e tudo modificado. Só não foi modificada a influência do amor no cotidiano das pessoas. Bem legal essa penúltima música. Vale a pena escutar.

Música 7: Frejat – Segredos


Fechando o MP7 de hoje de forma bem brasileira, temos a música da carreira solo do cara que assumiu os vocais do Barão Vermelho pós-Cazuza: Frejat. Este foi o terceiro single do álbum “Amor pra Recomeçar”. O clipe, produzido pela Conseqüência, mostra uma animação em 3D onde o cantor enfrenta uma desilusão amorosa. Nesse entretempo ele se apaixona pela Lua e traça diversas maneiras para chegar até o satélite. A produção ganhou o VMB de Melhor Clipe Pop de 2002, o Prêmio Multishow de 2003 e foi indicado ao Grammy Latino no mesmo ano em que ganhou o segundo prêmio.

Tamanho sucesso fez a parceria vigorar na produção de outro clipe para um single do segundo álbum de Frejat: “Túnel do Tempo”, do álbum Sobre Nós Dois e o Resto do Mundo (2003). Este outro clipe trata da relação de amizade entre Frejat e um cachorro. Ambos os clipes tem um final bem surpreendente e interessante. Ótimos clipes. Quem puder e quiser, assista ambos.

Fechamos mais um MP7, minha galera! Lembrando que você pode mandar sugestões de MP7 para nós do Curta Música! Quer saber como? É muito simples! Envie um e-mail para curta.musica@gmail.com completando a frase “7 Músicas para...”. A sua sugestão pode figurar por aqui em breve. Ah! Nos três ícones na parte superior da nossa página você pode receber gratuitamente nossas atualizações, acessar nossa página no Twitter e curtir nossa fanpage no Facebook. É isso. Espero que tenham gostado das músicas e das animações aqui colocadas. Abração!

Musiquem-se!

0 comentários:

Postar um comentário