Subscribe:

Ads 468x60px

-

30 de julho de 2012

O som das Olimpíadas




Galera bonita! Venho aqui postar de novo para vocês! Vou falar hoje sobre o lado musical do evento esportivo mais aguardado do mundo: as Olimpíadas de Verão. De quatro em quatro anos vários países de todos os continentes se reúnem em prol do esporte, como mostra o símbolo olímpico acima. Na edição de 2012, sediada em Londres e que acontece até o dia 12 de agosto deste ano, serão realizadas 29 modalidades de 26 esportes diferentes. Mas não viemos aqui pra falar de esportes. O Curta Música vai falar das músicas que embalaram conquistas de diversos esportistas nas últimas edições dos Jogos.


Em 2012 a banda do Reino Unido Muse foi a escolhida para compor a trilha oficial dos jogos de Londres. Quase sempre isso acontece, pois é a oportunidade perfeita para os países-sede mostrarem o seu espírito nacionalista para o mundo através dos esportes. Com isso os países acabam por inserir o maior número possível de elementos culturais locais em tudo que envolva as Olimpíadas, desde a abertura até a arte nas medalhas.

Embora as canções possuam fortes traços culturais, a maioria delas segue um “padrão”: ou a melodia com uma roupagem mais “clássica”, ou as letras exaltando o espírito olímpico, a competição e a paz entre os povos. Há quem misture todos os elementos. E aí voltamos à música composta por Mattew Bellamy, frontman da banda Muse – “Survival”. Confira:


Em Pequim 2008, como em outras edições, foi lançado o CD oficial dos Jogos Olímpicos. Artistas conhecidos como Backstreet Boys, John Mayer, Sean Kingston e Pink possuem músicas no álbum. Com canções menos populares tinha que caber a alguém a missão de ter uma música mais forte comercialmente que justificasse a venda das tiragens do CD. Aí surgiu “Keep Holding On”, da americana Avril Lavigne. Uma letra que fala sobre companheirismo que pode se estender a várias áreas, inclusive a do campo amoroso, a provável inspiração pra melodia ser meio “baladinha romântica”. Escute:


Pra fechar teremos Atenas 2004 e Atlanta 1996. A primeira não se destaca pela musicalidade, mas pela grande jogada em formato de parceria. O nome da música é “We Want Peace” e é cantada pelo músico americano Lenny Kravitz em parceria com o iraquiano Kazem Al Sahir. Pera... Queremos paz... Um americano e um iraquiano cantando juntos... 2004... Deu pra entender o porquê da bela jogada, né? Mais uma vez a paz entre os povos sendo pregada através da música. Com a Guerra do Iraque rolando, os músicos não perderam tempo em chamar a atenção das autoridades com uma música que incita a paz em todos os seus versos, com uma leve crítica a invasão americana no país do Oriente Médio.


Fechamos com “Reach”, de Gloria Estefan. Essa música todo mundo já deve ter ouvido, na voz da cantora ou na versão medonha de Marina Elali. Essa canção tem a cara das olimpíadas. O clipe oficial também fez questão de evidenciar essa hipótese, com a participação de vários esportistas de diversas modalidades. A melodia tem aquele toque de clássico que a trilha do evento necessita, mas também foi apontada como uma canção motivacional, tanto pela letra, quanto pela música que evolui crescentemente, como uma pessoa que evolui rumo ao seu objetivo, que é o que mais ou menos a letra quer dizer.


Então é isso, meu povo! Trouxe pra vocês uma parte bem pequena da história musical das Olimpíadas. No mais é acompanhar o evento, torcer bastante pelo Brasil e ver quais serão as músicas que irão compor a versão 2012 da coletânea dos Jogos Olímpicos. Abraço!

Musiquem-se!

1 comentários:

Mariana Azevêdo disse...

Tinha q ter uma d Muse haha

Postar um comentário