Subscribe:

Ads 468x60px

-

27 de julho de 2012

Bilheterias


Fim de semana de estreia de um mega filme (Batman – O Cavaleireiro das Trevas Ressurge), o Curta Música vai falar um pouquinho sobre a bilheteria no cinema. Aproveitando para fazer uma comparação com o ranking da semana atual e da próxima. Será que Batman vai ser um estouro?

Bilheteria: Termo muito usado na indústria cinematográfica. Um dos maiores fatores para a classificação de um bom filme ou não. O sucesso de um filme em números de ingressos vendidos não é apenas uma questão de lucro, mas também de possíveis futuros filmes de qualidade. Aqui vai um pouquinho de curiosidades sobre as bilheteras mundiais:


Muitas coisas podem influenciar no sucesso de uma bilheteria além do próprio filme. Quanto à venda do ingresso em si, a quantidade de cinemas em que o filme será exibido é uma delas. Porém, cada cinema é avaliado pelo número de pessoas que o frequentam. Ou seja, quanto maior o movimento maior o número de salas e sessões exibidas.  Também se leva em conta os períodos, onde alguns filmes são avaliados pelo período da semana de estreia, outros são apenas pelo fim de semana. Isso depende muito do dia em que o filme é lançado. Geralmente, quando considerado blockbuster (filme de muito sucesso), é lançado na sexta-feira e seu período de retorno de bilheteria é o fim de semana.  Já no geral, a venda dos direitos de transmissão, por exemplo, é uma bela soma para o estouro de um filme.

Filmes de grandes franquias (Super Man, Harry Potter, etc.) e filmes com um tema mais família (Branca de Neve, A Era do Gelo, etc.) tem sido a fórmula do sucesso. O primeiro grupo geralmente é movido pela empolgação de amigos adolescentes e o segundo pelas crianças. Ambas as faixas etárias são as que mais consomem, o que resulta em filas enormes e muita pipoca vendida.

Um estudo baseado nos valores da inflação (conversão dos valores antigos para a moeda atual) revelou que o filme de maior bilheteria de todos os tempos não foi Avatar, de James Cameron mas, sim, E O Vento Levou de George Cukor. Já no Brasil, a medalha de ouro vai para Tropa de Elite 2 de José Padilha.

A revista Superinteressante divulgou uma foto bem divertida, em maio de 2009, com as maiores bilheterias do cinema mundial depois das conversões já feitas. Aproveite para testar seu lado cinéfilo e veja a quantidade de filmes que descobre.


Em seguida... As respostas pra quem não se conteve e teve que dar uma espiadinha.

Não consegue visualizar? Clique na imagem para ampliá-la.

0 comentários:

Postar um comentário