Subscribe:

Ads 468x60px

-

6 de julho de 2012

Especial GRIMM


Semana especial de finais de seriados, o post de hj é sobre GRIMM, que acaba semana que vem para só retornar em agosto, dia 13, com a segunda temporada. Vamos fazer uma “retrospectiva” sobre o que rolou nessa primeira, curiosidades, atores e personagens etc. Chega mais!


GRIMM estreou num período em que o lado mais “obscuro” dos contos de fadas estavam ganhando um público curioso. Contos de fadas sempre fizeram parte do imaginário popular, mas a criação (ou naum) do lado mais perverso das histórias com os finais Felizes Para Sempre chama atenção por revelar detalhes psicológicos antes ocultos. Em meio ao lançamento de filmes como Branca de Neve e o Caçador e Malévola e seriados como Once Upon a Time (concorrente direto), surge GRIMM com uma proposta diferente: uma versão de terror para a união do mundo real com o mundo mitológico baseado nos famosos contos dos irmãos Wilhelm e Jacob Grimm.


A série conta a história de Nick (David Giuntoli), um detetive, que descobre fazer parte de um grupo raro de pessoas com “poderes” especiais. Um dom passado por gerações. Sua missão é manter o mundo real “normal” para todos, equilibrado com as criaturas das fábulas. Como se não bastasse restaurar a normalidade quando surgem os Wesens (criaturas sobrenaturais, geralmente perigosas) e “fugir” dos Ceifadores de Grimm que é a espécie mais ameaçadora para Nick, o Grimm faz tudo sem revelar sua verdadeira identidade aos outros (incluindo sua noiva e seu parceiro de trabalho), apenas a seu melhor amigo Monroe (Silas Weir Mitchell), também uma criatura do outro mundo. Não é muito difícil notar certa semelhança com outras histórias, como Smallville (sim, Smallville!) uma vez que o personagem esconde um segredo daqueles que ama enquanto tenta “salvar o mundo”. Mas, devido ao contexto diferente que a série apresenta, foi capaz de cativar muitos telespectadores e reunir muitos fãs pelo mundo.


Cada episódio começa com uma citação de um conto e já tem, previsivelmente, um final (um caso sempre resolvido). Mesmo assim, sempre há um detalhe ou outro que dá a ideia de continuidade. Ao longo dos 22 episódios, Nick vai descobrindo coisas sobre esse mundo até tão pouco ignorado por ele. Cada criatura lhe parece, de certo modo, fascinante e lhe traz algum aprendizado. Com a ajuda de Monroe, desvenda os casos que parecem mais “sobrenaturais”, quase sempre consultando livros antigos e/ou a própria escrita dos Grimm. A partir de cada citação é explorado um lado mais “malvado” para servir de narrativa aos mais de 40 minutos de cada episódio. Coisas como maldições, feitiços e mágica dão lugar a fatos como furtos, incêndios, prisões e conspirações. Uma forma de trazer o lado mau dos contos para uma aproximação com o real.


A narrativa vai ficando mais interessante ao longo dos episódios, que vão revelando detalhes significativos e, assim, ganhando uma forma mais sólida. Os personagens são bem centrados e a maioria cumpre muito bem a sua “função” dentro da trama. A única exceção é Juliette (Bitsie Tulloch) que parece apenas ser a “noiva do Nick”. Fãs esperam que ela tenha uma maior utilidade na segunda temporada, uma vez que ainda na primeira ela é infectada com alguma poção e aparece diferente. 

 
A NBC já divulgou o pôster promocional com Nick, Monroe e Hank (Russell Hornsby) e a misteriosa mulher do último episódio.


E uma belíssima ilustração baseada no pôster em homenagem à entrada da série na Comic-Con, feita por Whilce Portacio.

Pra quem ainda não viu, e se interessou pela série, um preview da primeira temporada. Vale conferir. ;)


A novidade para o Brasil é que a Rede Record comprou os diretiros de exibição da série e pretende transmiti-la em versão dublada às 21:00hs. Porém, ainda não tem data de estreia.A Universal fará uma programação especial com alguns dos recentes episódios de GRIMM neste domingo para a exibição do seu último na segunda às 22:00hs. Agora é só curtir e esperar (ansiosamente) pelas próximas aventuras de GRIMM – Contos de fadas. Perigos reais.



0 comentários:

Postar um comentário