Subscribe:

Ads 468x60px

-

11 de julho de 2012

ATORES X PERSONAGENS


Sempre defendi a ideia de q quanto mais papéis o ator interpretar e quanto mais diversificado eles forem, melhor. Mas, com o passar do tempo, e os gêneros de filmes assistidos, vê-se que não funciona bem assim. A excelência de um ator não é medida pela quantidade de trabalhos que ele faz, mas pela qualidade dos personagens que constroem. Porém, alguns atores, por sorte (ou naum) se deparam com personagens que marcam definitivamente sua carreira. E, de repente, surge a questão: aquele personagem será por ele para sempre lembrado ou ele será aquele personagem para sempre?


Alguns atores possuem o dom de interpretar papéis que vão da água ao óleo. Personalidades completamente distintas que ganham vida através de pessoas realmente talentosas. Um exemplo clássico de sucesso é Johnny Depp. Tanto que quando jogado no Google o nome “filmografia” o seu nome é o primeiro a aparecer. Com uma lista brilhante de filmes e sempre formando maravilhosas parcerias com bons diretores, Depp é um camaleão. Já foi de excêntrico doceiro (A Fantástica Fábrica de Chocolate) a um traficante de drogas (Profissão de Risco), mudando totalmente e fazendo todos conhecerem mais uma de suas muitas faces. Seu recente divórcio trouxe à tona uma questão muito antiga na sociedade: por trás de todo grande homem há, de fato, uma grande mulher? Dizem que sua ex-mulher, Vanessa Paradis, sacrificou sua carreira para dar o sucesso ao Depp. É indiscutível que Johnny tem um talento infinito, mas será que ela não abdicou de coisas significativas para ceder mais oportunidades a ele? Mas isso é apenas um fato curioso. Voltemos à questão central! Dentre seus muitos personagens, Depp conseguiu convencer o público que poderia ser cada um mas, apesar disso e de ter eternizado vários deles (como o incomparável capitão Jack Sparrow) não deixou que nenhum se tornasse sua sombra. Vários atores acreditam que o reconhecimento à  excelência do seu trabalho se deve ao fato dele saber separar sua vida profissional da pessoal, saber destacar apenas sua arte.

Outro ator que possui a mesma habilidade de transformação é George Clooney. Também muito lembrado pela qualidade do seu trabalho.  Clooney vez ou outra aparece como “sensação” de TV, mas para ele isso é apenas consequência do seu já sólido sucesso. Dificilmente Clooney é taxado por um único personagem. Quando é citado, são inúmeros nomes que vem à mente (quando naum personagens, filmes), como: o Daniel Ocean de 11/12/13 Homens e... segredos, Batman, Syriana (que lhe rendeu muitos prêmios) etc.

Para naum deixar passar em branco, um outro nome sinônimo de admiração nas artes cênicas é Maryl Streep. Recordista em indicações, Maryl é o tipo de atriz que muitas invejam. Trabalhando no ramo há muito tempo, foi ganhar de uma vez por todas a mídia ao interpretar Miranda Pristley em O Diabo Veste Prada. Apenas por ser indicada ao Globo de Ouro, sua cidade resolveu fazer um “feriado” para homenageá-la. Famosa por suas personagens de personalidade marcante, mulheres de pulso firme, Maryl tem um currículo brilhante.  Já levou tanto o Oscar como o Globo de Ouro por várias interpretações e, mesmo assim, nunca é lembrada apenas por uma delas. Dedica-se ao máximo aos seus papéis, procura sempre estudar a fundo, principalmente o que naum entende. Para interpretar sua personagem em Mamma Mia!, fez aulas de canto, aulas de culinária para Julie e Julia, entre muitas outras. É óbvio que é necessária certa preparação para cada personagem, mas o que diferencia um ator do outro é a intensidade que o mesmo dedica para a excelência do seu trabalho. Para citar outros nomes como exemplos que fizeram para a base de sua fama seu dom para diversidade são Leonardo DiCaprio, Brad Pitt e Edward Norton. Não apenas talentosos na frente da câmera, mas também atrás delas.

Porém, nem todos artistas tem a mesma habilidade (ou sorte) de serem reconhecidos por sua qualidade “transformista”. Embora (alguns) sejam bons, certos personagens marcam para sempre a carreira do ator, uns para o bem, outros naum. É o caso de Daniel Radcliffe. Mesmo ele tendo se saído bem em A Mulher de Preto, sempre será lembrado pelo bruxo Harry Potter, que marcou a década do novo milênio. Segundo algumas críticas, naum fosse sua presença, naum haveria considerável bilheteria para o filme Um Verão Para Toda Vida. Por isso já se tira muita coisa. Um personagem, quando sensação, torna-se influência inquestionável para o sucesso de um filme, seja ele para finalidade artística ou puramente comercial. Mas por falar em Harry Potter, mesmo sendo eternizada como Hermione, a atriz Emma Watson tem sido considerada uma promessa para Hollywood. Esperar para ver.

Como diz Daniel Ocean, artistas “estrelinhas” são um meio de renda (ou mais ou menos isso Oo). Kristen Stewart é um ótimo exemplo da atualidade. Qualquer filme que ela faça será um “sucesso” de bilheteria, porém muitos devem concordar, sendo fã ou naum, que sua expressividade naum é lá muito boa. Mas, uma vez sensação (principalmente de adolescentes) é fonte de renda.

Mas, por fim, é fato que alguns atores, para construir sua fama, utilizam-se de escândalos e pura mídia. Enquanto outros da entrega a um papel e esforço para torná-lo real aos olhos dos outros. Resumindo: talento e eficiência. A escolha de um trabalho pode significar muito em uma carreira, mas um bom artista naum se deixa apenas ser marcado por um personagem, como também procura marcar o público por ele e, melhor, prepará-lo para outros.


0 comentários:

Postar um comentário