Subscribe:

Ads 468x60px

-

19 de novembro de 2012

Entrevista: Banda Infinito



Quem tem acesso ao universo underground das bandas de todo o mundo vê dezenas, quem sabe até centenas de conjuntos se estapeando por uma pequena centelha de sol. Muitas vezes, como nas paisagens reais, qualquer nuvem mais carregada pode atrapalhar os planos de quem sonha em chegar ao estrelato. O mundo da música é impetuoso: vários tentam, mas poucos conseguem.

Vendo isso o Curta Música resolveu abrir as portas para os bons frutos da rica cena alternativa recifense. Lançamos a tag “Entrevistas”! Esporadicamente postaremos conversas da nossa equipe com vários artistas que você talvez não conheça, mas vai adorar conhecer ao final do post. Começamos a série com cinco nomes e um pedido: Thiago Honorato (vocais/baixo), Dan Araújo (voz/violão), Tony Sidroni (guitarrista solo), Heitor Lima (bateria) e Tato Costa (tecladista). Todos integrantes da banda Infinito. O pedido é: guardem esses nomes. Brevemente você poderá ouvi-los ecoando pelas rádios afora.

Marcamos com a banda numa conhecida livraria do Recife Antigo a fim de saber um pouco mais sobre o interessantíssimo trabalho do conjunto. Confira o nosso bate-papo com os integrantes nessa entrevista exclusiva.


O bate-papo com os integrantes durou 50 minutos. (Foto: Divulgação/Facebook Oficial.)

Primeiramente, não tem como fugir dos clichês. Gostaria de saber como os integrantes da banda se conheceram. Também tenho curiosidade acerca do nome da banda. Surgiu de imediato, ou vocês tiveram outros nomes antes?

(Thiago) Eu conheço a Dan faz um tempo já. A gente já estudou junto e foi ali que a banda começou a ser formada. Algum tempo depois os outros (integrantes atuais) foram entrando. Nesse meio tempo a banda teve vários nomes. Começamos com Xeque-Mate, passamos por outros nomes também... Até que surgiu o nome “Infinito”. Achamos perfeito, pois combina muito com a gente e com a proposta que queremos passar. Até hoje estamos com ele.

O que chama atenção na banda é o “nacionalismo”. Tanto o nome quanto as letras são em português em um tempo onde muito se cria com base em estrangeirismos. Baseado nisso, quais são as maiores influências nacionais da banda?

Nossas influências são diversas. A Dan procura se inspirar em cantoras que trabalham com o violão, como a Ana Carolina. Temos Alceu Valença, o Thiago se inspira em baixistas que ele admira e assim vai. O bom é que mesmo com influências tão diversas, a gente acaba se entendendo muito bem.

Como a banda vê a possibilidade de sucesso com o grande público tocando algo completamente diferente do cenário musical dominante em Recife?

(Tato) Sabemos que é difícil tocar em um ambiente que predominam ritmos como forró, brega, etc... Mas o público que tenta fugir dessa corrente é bastante fiel. Além disso, confiamos no que fazemos. Acho que esse é o fator fundamental para as coisas darem certo.

Falem um pouco sobre como ocorre o processo criativo da banda.

(Dan) Eu procuro me inspirar em coisas que acontecem comigo, coisas que saem de mim. É em cima disso que eu escrevo as letras. Depois que eu termino, eu mostro aos meninos (os demais integrantes) e eles veem se precisa de alguma alteração na letra, pra ficar uma coisa bem definida mesmo. Só depois disso é que nós partimos para as melodias e arranjos.

Gostaríamos também que vocês falassem sobre o EP de vocês: o “Louka”. Como foi a repercussão dele?

(Thiago) Nossa! Foi ótimo. O retorno foi até melhor do que a gente esperava. Para um EP praticamente de voz e violão as pessoas gostaram bastante. Surgiram até algumas entrevistas por conta dele. Teve uma vez que participamos de uma entrevista com uma temática mais hardcore e enquanto o entrevistador gritava e batia na mesa tocavam as músicas do nosso EP, só voz e violão. Muito nada a ver (risos). Mas o EP agradou bastante.

Se vocês pudessem descrever o próprio som, como seria essa descrição?

Se fôssemos definir o estilo da banda, seria algo mais pro pop, ou alternativo... (todos entraram em consenso de que o som é mais alternativo) Mas nós não procuramos nos definir em um estilo fixo. Não queremos nos encaixar em “tal” tipo de som. Achamos que com isso nós alcançamos uma faixa maior de público.

Quais são os planos da banda para o resto do ano? Vocês já possuem projetos para 2013?

Essa é uma pergunta difícil. Temos algumas coisas pensadas para o ano que vem, mas preferimos deixar rolar. Mais pra frente teremos uma resposta mais definida. Estamos fechando uma parceria para o nosso vlog, trabalhando em outras coisas como em um projeto com um som mais produzido, envolvendo o uso de outros instrumentos... Vai ser bem legal. Também pensamos em dar um upgrade nos shows que fazemos em luaus.

Bom, chegamos ao fim da entrevista. Vocês querem mandar algum recado para os leitores do Curta Música e pros seus fãs que leram esta entrevista?

(Thiago) Primeiramente queremos agradecer a equipe do blog pela oportunidade e pelo espaço. É muito bom saber que tem um lugar em que há espaço para as bandas novas. Parabéns pela atitude. E aos ‘Infinitenses’, (os fãs da banda) sejam pacientes. Como falamos anteriormente, estamos trabalhando em várias coisas novas pensando em vocês. Logo, logo teremos várias novidades. Talvez a maior delas. Aguardem!

A banda promete muito para 2013. (Foto: Rennan Peixe/Divulgação.)

Quer saber mais sobre a banda? Reunimos todos os meios possíveis de você se aproximar deles. Entretenimento, músicas, novidades da banda, fotos... Mais que isso só se colocar os integrantes tocando em vossas casas. Confira:

Página no Oi Novo Som: http://www.oinovosom.com.br/infinito

E aí? Gostaram da entrevista? Pois é. Nós também. Agradecemos aos extremamente simpáticos integrantes da banda e desejamos a eles muito sucesso! Sempre apoiaremos bons e novos nomes da cena musical pernambucana. E fica registrado aqui o compromisso de trazer mais bandas promissoras pra vocês que nos acompanham todos os dias. Você canta sozinho? Sem problema! Faz cover de alguma banda famosa? Ótimo! Mande o seu material para curta.musica@gmail.com! Quem sabe a sua banda também não aparece aqui na tag “Entrevistas”?

Até lá vocês podem saber das nossas novidades pelo Twitter ou Facebook, além de assinar nosso blog gratuitamente para receber todas as postagens sem fazer esforço! Com apenas um clique você tem acesso a todo o universo do Curta Música. Ótimo, não? Até uma próxima. Abraço!

Musiquem-se!

0 comentários:

Postar um comentário