Subscribe:

Ads 468x60px

-

8 de junho de 2012

MP7 – 7 Músicas para... Ouvir nos jogos eletrônicos


Belíssimos leitores do meu Brasil e de fora dele! Chegou a estreia do "MP7"! Adianto que essa vai ser uma das tags mais ativas do Curta Música, já que o assunto de fazer playlists temáticas é muito interessante e eu adoro fazer. Mas vamos ao que interessa. Lembra de quando eu disse aqui sobre qual era o assunto deste post? Pois bem. No post de hoje eu vou falar sobre músicas de sucesso que apareceram em jogos eletrônicos.

Quem convive comigo sabe que jogar videogame é um dos meus passatempos favoritos. Embora seja macaco velho, gosto de ver a evolução da tecnologia através dos games. É impressionante ver como as coisas se desenrolam desde bonequinhos de palitos com movimentos laterais até recriações de faces e cenários com perfeição digna de Steven Spielberg em poucas décadas. Realmente os jogos eletrônicos são, e sempre serão uma forma interessante de entreter quem joga, desde os apaixonados por games até a sua namorada que mal sabe pegar num joystick – que a cada dia vai entrando em extinção.

Diante da importância que os games tem no cenário atual, as produtoras de jogos precisavam de um algo a mais para qualificar as suas obras e atrair cada vez mais público para consumir os seus produtos. Uma forma genial de fazer isso foi a substituição de músicas criadas em sintetizadores por compositores desconhecidos do grande público pelas músicas de artistas famosos, dando maior visibilidade aos joguinhos além de claro, melhorar os gráficos de suas produções. Quem merece destaque neste aspecto é a Electronic Arts, que ano após ano se esforça para conseguir boas músicas para embalar as partidas de futebol, basquete, futebol americano e hóquei em suas franquias FIFA, NBA Live, Madden NFL e NHL, respectivamente. Vocês verão jogos da produtora americana representados por aqui. Vamos às músicas?


Música 1: The Cardigans – My Favourite Game




Não. Não começamos com nenhum jogo da EA. Começamos com a música tema de Gran Turismo 2, lançado em 1999, produzido pela Polyphony Digital e distribuído pela Sony Computer Entertainment. A série Gran Turismo é uma das franquias clássicas do PlayStation, console recorde de vendas da Sony. Por falar em vendas, mais de 30 milhões de pessoas já adquiriram pelo menos um jogo da bem sucedida série. Mas chega de falar de jogo! Vamos falar de música.

Coincidência ou não, o quarto álbum lançado por Nina Persson e companhia, em 1997, se intitula “Gran Turismo” e tem como uma das músicas mais expressivas a que toca na abertura do game. A mistura entre o rock e o eletrônico caiu bem nessa canção. O clipe também é bem legal. Vale a pena dar uma conferida na vocalista do grupo barbarizando numa rodovia. Inspira pra na hora do jogo querer fazer umas ultrapassagens arriscadas ao som da música. Ganha o lugar no MP7 também.


Música 2: Queens of the Stone Age – In My Head




Um jogo da EA que também é clássico no PlayStation figura na nossa seleção: Need for Speed Underground 2. A música do QotSA é uma das mais populares entre quem jogou ou ainda joga esse simulador de corrida que tem como principal concorrente o jogo supracitado. A franquia conta com 23 jogos e também vende bastante. A possibilidade de tunar os carros, coisa que não é possível na série GT, dá um diferencial ao jogo. No entanto, a parte técnica de mexer em peças para alterar o desempenho do carro é mais elaborada no jogo acima.

Queens of the Stone Age é uma das bandas mais bem sucedidas e promissoras do cenário do rock progressivo. Josh Homme e a sua banda tem canções bem legais pra quem gosta de algo mais puxado pro Stoner Rock. A segunda música do nosso MP7 é do álbum Lullabies to Paralyze, o quarto da banda americana. Este álbum conta com participações especiais como Shirley Manson, do The Garbage e Josh Freese, requisitado músico que trabalhou com bandas como The Calling, 12 Stones, 3 Doors Down e com participação na composição da letra dessa música que marca presença no MP7. Vale a pena ouvir.


Música 3: Black Sabbath – Paranoid




Uma música clássica de um jogo mais clássico ainda. A música título do maior sucesso comercial da banda que eternamente será de Ozzy Osbourne figura na trilha sonora de Rock & Roll Racing, jogo lançado para Super Nintendo, Mega Drive e Game Boy Advance pela Interplay e produzido pela Blizzard Entertainment. As disputas acirradas de corrida além da possibilidade de atrapalhar os seus oponentes jogando bombas, óleo e outras coisas na pista se torna mais divertida ao som deste grande clássico, ainda que sem os vocais do Príncipe das Trevas. O Heavy Metal come solto numa das músicas mais conhecidas do conjunto do Reino Unido, o que torna a canção uma ótima pedida para qualquer jogo com adrenalina nas veias. Devido à pequena capacidade de memória dos cartuchos, foi possível apenas colocar uma versão em midi da música, como aquelas que se veem em karaokês, sem a voz do artista.

Apesar deste pormenor a música merece, e muito, figurar na nossa seleção. Já que mesmo com 5 músicas (com exceção da extra, somente disponível para a versão em Mega Drive), é considerada uma das melhores trilhas de jogos eletrônicos da história.


Música 4: Rage Against The Machine - Guerrilla Radio




Essa música figura na trilha sonora de Tony Hawk’s Pro Skater 2, segundo título da franquia de jogos de esportes radicais que leva o nome do skatista mais famoso do mundo e mais bem sucedido na modalidade vertical, abocanhando 12 campeonatos mundiais. Pra quem gosta de controlar skatistas famosos e somar pontos e mais pontos fazendo manobras impossíveis para nós, reles mortais, é o game ideal, produzido pela Neversoft e distribuído pela Activision.

A questão do radical casa muito bem com a proposta da banda formada por Zach de la Rocha, Tom Morello, Tim Commerford e Brad Wilk. A banda é reconhecidamente famosa pelas suas letras politicamente engajadas, pelos vocais com claro tom de revolta executados por Zach, pelas guitarras de alto nível de habilidade de Morello e pelas atitudes consideradas polêmicas. As letras falam sobre diversas questões políticas e sociais, recorrendo com frequência à questão da alienação das massas. Mais uma ótima música para integrar este MP7.


Música 5: Blur: Song 2




Copa de 1998 na França. O Brasil vivia a expectativa de ganhar o pentacampeonato mundial de futebol. O time era franco favorito, pois iria pra Paris defender o título conquistado 4 anos antes. Outro bom time era o comandado pelo francês Zinedine Zidane, que estava embalado por jogar em casa. As equipes fizeram a final do torneio. O Brasil perdeu. Todos nós sabemos disso, mas todos estes acontecimentos fizeram de FIFA 98’ um dos clássicos para PlayStation. Quem jogou este game certamente se lembra do tema de abertura, que mostrava os estádios, jogadores e movimentos tradicionais do esporte bretão. Essa música era “Song 2”, da banda inglesa Blur.

A banda, que também teve o vocalista Damon Albarn por trás da banda virtual Gorillaz, lançou este single na mesma época em que foi lançado o game. Todos já devem ter ouvido esta música por outros canais, mas não como tema de um jogo de futebol. A Electronic Arts, que possui o direito de uso do nome da entidade suprema do futebol desde seus primórdios, apostou num dos grandes sucessos da época do seu lançamento. Muito diferente do nosso sexto jogo, que recorreu a um clássico. E que clássico...


Música 6: Queen – We Will Rock You




A edição seguinte à Copa do Mundo da França foi sediada no Japão, em conjunto com a Coreia do Sul. Mas os japoneses se orgulharam muito disso e resolveram que queriam fazer o melhor em tudo relacionado ao campeonato. Até nos mínimos detalhes. A produtora de jogos japonesa Konami entrou nesse espírito também. Queria um game que fosse capaz de ser infinitamente superior ao seu grande concorrente americano. Surgiu o Winning Eleven 2002, jogo baseado na Copa que marcou a campanha do penta do Brasil, o retorno triunfal de Ronaldo aos gramados, a Família Scolari e tudo mais. Mas também marcou o auge da concorrência entre as duas grandes indústrias pela preferência do público nos jogos de futebol. Concorrência esta que fumega até hoje.

Os produtores do jogo queriam uma música tão impactante quanto a que o seu concorrente estampou na última edição do jogo relacionado à Copa. E acharam a banda ideal para isso: Queen. A lendária formação que tinha como líder Freddie Mercury emplacou duas músicas na trilha do WE2002: “We Are The Champions” e “We Will Rock You”, sendo a última música o tema de abertura do game e a primeira como a grande embaladora das vitórias em diversos esportes.

Esta música imortal e atemporal traz todo o clima de competição que aparece na abertura do jogo, com o técnico fazendo sua preleção antes da partida, a tensão antes de entrar no gramado, as disputas ríspidas no campo e lances plásticos também. A introdução marcada com batidas de pé e mãos virou hino em muitos estádios do mundo depois de ter figurado no Winning Eleven. Quer mais motivos para ela estar por aqui? :D


Música 7: Fort Minor – Remember The Name




Fechamos o MP7, galera. Como visto, os jogos de corrida e esportes são os que mais consomem musicas famosas para as suas produções. Para finalizar coloco aqui uma música que apareceu na trilha sonora da franquia de jogos de basquete mais famosa do mundo: NBA Live 06. Como falei no começo do post, essa série também é cria da Electronic Arts e retrata a temporada 2005-06 da NBA, que teve como grande campeã a equipe do Miami Heat, da Flórida. Steve Nash, um dos meus jogadores favoritos, vivia o seu auge, sendo eleito o MVP (Most Valuable Player, ou Jogador Mais Valioso) daquela edição do campeonato. Era a segunda vez seguida, feito apenas conseguido por outros 8 jogadores.

Mas vamos falar da música, já que eu tenho essa mania de informar muito antes de falar sobre as canções. Essa veio do Fort Minor, projeto paralelo de uma das cabeças do Linkin Park, o rapper Mike Shinoda. “Remember The Name” foi usada como tema dos playoffs (a fase decisiva da NBA) nos anos de 2006 e 2007, aparentemente pelo fato de a música ter figurado na trilha sonora do jogo. Depois disso explodiu para todos os ginásios, estádios de beisebol e tantos outros sítios esportivos. A música tem uma batida que combina bastante com esportes de contato como o basquete. O ritmo também é muito contagiante e motivador, sendo utilizado por alguns times na hora dos mesmos entrarem em quadra. Como as histórias do Hip-hop e do basquete andam de mãos dadas, esta foi uma ótima escolha tanto para o jogo quanto para finalizar este post de estreia.


Damos por terminado este "MP7". Espero muito que vocês tenham gostado dele tanto quanto eu gostei de fazê-lo. O Ministério do Curta Música adverte: jogue com moderação, ou você dorme no sofá por três semanas seguidas. Acompanhe-nos nas redes sociais. Comentem, curtam, compartilhem, recomendem... Enfim! Lembrando que você pode mandar sugestões para o "MP7" enviando um e-mail para curta.musica@gmail.com. É só completar a frase-título dos posts (7 Músicas para...). Quem sabe o seu tema não aparece por aqui? Ah! Semana que vem é a semana do Dia dos Namorados. Fiquem ligados por aqui pra ver o que o Curta Música preparou pra essa data toda especial. Abraço!


PS - Só pra justificar: "Cousins" e "In Your Arms" figuraram na setlist do PES2011. Já "Bark At The Moon" e "One" são as músicas finais de Guitar Hero I e III, respectivamente.


Musiquem-se!

0 comentários:

Postar um comentário