Subscribe:

Ads 468x60px

-

21 de setembro de 2012

Especial: Prêmio Multishow 2012


Prêmio Multishow 2012: podia ser melhor. E com mais reclamações de fãs dessa vez.

Galerinha amada e bonita do meu Brasil-sil-sil! Hoje nós vamos fazer um resuminho do que aconteceu no 19° Prêmio Multishow de Música Brasileira, realizado na última terça-feira (18). A premiação promovida pelo canal de televisão fechada Multishow (das Organizações Globo) é uma das premiações mais importantes do país quando se fala de música. Digo importante, pois a festa geralmente reúne os historicamente “excluídos” pela MTV, como os pagodeiros, cantores de sertanejo universitário e afins... Enfim. Essas coisas que o povão gosta e que nem de longe tem a ver com o perfil do canal paulista.


Falando em povão, os populares premiaram diretamente os artistas em 7 categorias (“Música Chiclete”, “Melhor Cantor”, “Melhor Cantora”, “Melhor Música”, “Melhor Show”, “Melhor Grupo” e a “Categoria Experimente”, que dá voz às novidades musicais). A massa também premiou em mais uma categoria: o “Prêmio Mais Mais”. Só que indiretamente, já que esta elegeu o artista com maior destaque e influência nas redes sociais. Depois eu posto as minhas considerações sobre os vencedores. Por ora vou colocar abaixo os vencedores de cada categoria:

Melhor Show: Paula Fernandes
Melhor Grupo: NXZero
Experimente: Banda Tereza
Melhor Música: Ana Carolina - "Problemas"
Melhor Cantora: Ivete Sangalo
Melhor Cantor: Thiaguinho
Música Chiclete: "Ai Se Eu Pego" - Michel Teló
Prêmio Mais Mais: Michel Teló

O Júri Especializado, formado por várias pessoas atuantes nos bastidores da música, também votou, mas em um número menor de categorias: cinco. Foram elas "Versão do Ano", "Novo Hit", "Clipe", "Projeto Paralelo" e "Música Compartilhada". Numa votação claramente mais balanceada, apareceram os destaques mais expressivos do ano dentre os indicados. Vejamos os vencedores:

Versão do Ano: Cícero
Clipe do Ano: "66" - O Terno
Projeto Paralelo: Agridoce
Novo Hit: "Ex Mai Love" - Gaby Amarantos
Música Compartilhada: "Canções De Apartamento" – Cícero

Ainda houve o chamado “Superjúri”. Uma seleção de 11 pessoas, dentre elas o produtor musical Miranda, o presidente da EMI Music Marcelo Castello Branco, a ex-VJ e atual apresentadora do canal fechado GNT Sarah Oliveira além de jornalistas e blogueiros como André Forastieri (portal R7), Katia Lessa (Folha de São Paulo) e Pablo Miyazawa (Rolling Stones Brasil). Todos eles se reuniram e votaram em 3 categorias: "Revelação", "Melhor Show" e "Melhor Disco". Eis os vencedores:

Melhor Show: "Recanto" - Gal Costa
Melhor Disco: "Tudo Tanto" - Tulipa Ruiz
Revelação: Gang Do Eletro

Tendo em mãos os vencedores e quem escolheu os mesmos, vamos à parte mais importante: a minha opinião (kkkkkkk’). As categorias populares fizeram jus ao adjetivo: todos os vencedores possuem fortíssimo apelo junto à patuleia (sempre quis usar essa palavra numa frase! rsrsrs). A “Experimente” realmente premia novos músicos, que de tão novos eu nunca tinha ouvido falar em qualquer um dos indicados. Só por cima da Banda Tereza, que acabou vencendo.

A categoria que premia as cantoras exibiu o conjunto intersecção entre o que é bom e o que é popular. Méritos para a anfitriã Ivete Sangalo que ganhou mais pela sua imagem exibida ao longo dos anos e com a sua atuação na novela das 11 do que pelo que fez no ano. Conseguiu despertar a cólera dos fãs de Maria Gadú, Ana Carolina, Pitty e Paula Fernandes, todas elas com muito mais destaque que Veveta na temporada 2011/2012. A apresentadora e vencedora da categoria até brincou dizendo que foi “armação” o nome dela figurar no topo da lista. Senti uma ponta de verdade nesse comentário. Não armação, mas uma escolha meio que “às cegas”.

Para cantores a escolha foi cruel. Thiaguinho levou. OK, nada de mais até então. Outra figura popularíssima e que não é essas desgraças todas ao microfone. Mas competir com Di Ferrero (único que, na técnica, podia superar o ex-Exalta), Michel Teló, Luan Santana e Gusttavo Lima... Fica fácil de ganhar assim. Sinceramente, os indicados foram péssimas escolhas se tratando de técnica vocal. Cabia um Péricles da vida, ou um Marcelo Camelo, talvez Criolo... Mas foram ótimas escolhas se tratando de aparição na mídia e apelo popular.

Os indicados para melhor música seguiram o molde feito para eleger o melhor cantor. Talvez com um formato até pior. “Nega”, de Luan Santana?! “Quero Toda Noite”, de Fiuk?!  A categoria poderia se chamar “Melhor Trilha de Novela do Plim-plim”. Além da vencedora, “Depois”, de Marisa Monte e “Dar-te”, de Ivete representam bem esse argumento. Acho que isso é mais um artifício para que os votantes não tenham chances de não conhecer as músicas indicadas. Tomara que seja isso. Pelo menos ganhou alguém de respeito na música brasileira, ainda que a música de Ana seja extremamente chata... Menos mal. Mas Marisa poderia e merecia ter levado dentre os pífios candidatos.

Gostei da diversidade nos indicados a melhor grupo. Calypso, Sorriso Maroto, Fresno e Aviões do Forró todos no mesmo balaio. Todos perderam para NXZero, agora fugindo da lógica popular, que apontava Sorriso Maroto como vencedor absoluto. Recalque eterno dos fãs nas redes sociais. Mas não tiro a razão deles. Falando em Sorriso Maroto...

Todos os fãs abriram úlceras ao saber que “Assim Você Mata o Papai” perdeu pra “Ai Se Eu Te Pego” o posto de música chiclete no ano. Aí é que eu não tiro a razão mesmo. Não sou fã de pagode, definitivamente. Mas uma música que perdeu toda a sua força nas paradas assim que começou a votação para indicar os vencedores sair como ganhadora do prêmio é bem questionável. Michel Teló é bem mais 2011 que 2012. E que ele fique bem esquecidinho em 2011 mesmo.

O show tinha que ser o de Paula mesmo. Quem nunca viu a gravação do DVD dela na sua própria casa ou por intermédio dos vizinhos adoráveis num raio de 50 metros ou mais? Foi como eu disse no post de palpites para o VMB. O povo escolhe o que faz sucesso. E nem sempre isso é o melhor a se fazer.

Em relação às categorias escolhidas por quem sabe votar de verdade eu tive pouquíssimas ressalvas. Talvez Cícero ganhando revelação, ou Gal Costa com seu excelente disco subindo ao palco no lugar de Tulipa Ruiz. No mais, prêmios justíssimos para o clipe da banda O Terno, o hit de Gaby Amarantos e para o projeto paralelo Agridoce. Com escolhas reconhecidamente mais técnicas e refinadas que nas categorias do povo, a “Academia” conseguiu agraciar de forma bem imparcial aos indicados. Mas o Prêmio Multishow ainda está vários degraus abaixo do VMB.

Gostei das combinações de artistas que se apresentaram na premiação. Reservarei um tempo para assistir mais e dar um feed melhor sobre. Assim como a desenvoltura ou a falta dela de Ivete na apresentação da cerimônia. Ouvi opiniões bastante difusas, mas quero tirar a minha própria conclusão após assistir por completo ao evento. No mais é isso! Gostou do post de hoje? É um dos fãs raivosos que ficaram sem prêmios? Não concorda comigo? Concorda e me ama? Assistiu ou não assistiu ao evento? É só comentar, curtir, compartilhar, mandar e-mails ou twittar! Faça isso e teremos prazer em lhes responder. Abraço e até a próxima!

Musiquem-se!

0 comentários:

Postar um comentário